Presidente Marcelo aguarda “serenamente” desfecho de almoço com homólogo Bolsonaro

por Gonçalo Lopes

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou este sábado ao Rio de Janeiro, de onde seguirá para São Paulo, e quanto ao almoço com Bolsonaro em Brasília respondeu que aguarda “serenamente” o que sucede.

Em declarações aos jornalistas, num hotel em Copacabana, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a defender que a força da “aliança fraterna” entre Portugal e o Brasil reside no povo brasileiro e no povo português: “Tudo o resto muda, quer dizer, as instituições vão mudando, mudaram tanto em 200 anos”.

Interrogado se já recebeu algum comunicado oficial da parte do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a cancelar o encontro entre os dois seguido de almoço e se irá ou não a Brasília, afirmou: “Eu tenho o programa que tenho. Eu naturalmente farei, para já, o programa inicial. Em relação ao resto, vamos aguardar. Aguardamos”.

“Para já tenho uma prioridade que é aqui [no Rio] celebrar os cem anos da travessia do Atlântico, estar na Bienal [do Livro de São Paulo] em força, com os escritores brasileiros e portugueses, ter os contactos que tencionava ter [com os antigos Presidentes do Brasil Lula da Silva e Michel Temer] e que sempre tive, e que tive no ano passado”, referiu.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!