PM iraquiano viaja para Arábia Saudita e Irão em busca de 'estabilidade regional' - Plataforma Media

PM iraquiano viaja para Arábia Saudita e Irão em busca de ‘estabilidade regional’

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kazimi, viajou este domingo para a Arábia Saudita e Irão, duas potências regionais rivais, para insistir sobre a necessidade de uma “estabilidade regional”

Um funcionário do gabinete de Kazimi indicou no sábado que, nessas visitas, o primeiro-ministro abordaria a questão da “mediação iraquiana para relançar as relações diplomáticas entre a Arábia Saudita e o Irã”, rompida há vários anos.

“Concordamos com a necessidade de apoiar a trégua no Iêmen (…), preservar a calma regional e lutar contra a insegurança alimentar” na região, disse Kazimi em Teerã neste domingo em entrevista coletiva ao lado do presidente iraniano, Ebrahim Raisi.

“Também discutimos os desafios da região e as possibilidades de cooperação”, acrescentou Kazimi.

A República Islâmica xiita do Irã e o reino sunita da Arábia Saudita se acusam há décadas de desestabilizar o Oriente Médio.

Ambos os países, vizinhos do Iraque, estão em desacordo na maioria das questões regionais, especialmente a guerra no Iêmen.

A Arábia Saudita está preocupada com a possibilidade do Irã se equipar com uma arma atômica através de seu programa nuclear. Teerã nega ter essa ambição.

Raisi criticou qualquer reaproximação entre os países árabes e Israel, inimigo jurado do Irã.

“A normalização das relações com o regime sionista ou a presença de estrangeiros na região não resolverá nenhum problema, mas o agravará”, alertou.

A partir de 2020, o Estado hebreu normalizou suas relações com vários países árabes, incluindo Emirados Árabes Unidos e Bahrein, duas monarquias árabes do Golfo vizinhas da Arábia Saudita.

Kazimi começou sua curta turnê na Arábia Saudita neste domingo, onde se encontrou em Jidá (oeste) com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, o líder de fato do reino.

Related posts
MundoPolítica

EUA promete a Israel usar 'todo' seu poder para impedir que Irão tenha arma nuclear

MundoPolítica

Irão fornecerá drones para Rússia usar contra Ucrânia, diz Casa Branca

MundoPolítica

Irão reconhece novos avanços técnicos no enriquecimento de urânio

MundoPolítica

AIEA exorta Irão ao diálogo "imediato" para evitar uma crise

Assine nossa Newsletter