Início » Efeito dominó

Efeito dominó

Guilherme RegoGuilherme Rego

O início do mês era sinónimo de promessa. Aliado à redução do período de quarentena para quem vem do estrangeiro, veio o relaxamento das medidas fronteiriças com Guangdong, com o teste de ácido nucleico a ser válido por 7 dias, em vez de 72 horas. Essa última medida teve impacto imediato, com o fluxo turístico a aumentar consideravelmente nos primeiros dias de junho.

As pequenas e médias empresas sorriam e parecia que o verão iria manter esse sorriso. O número de visitantes e receitas do jogo estavam a diminuir face ao ano passado e esta alteração com a província vizinha era importante e permitia atacar o segundo semestre, visando colmatar as perdas.

Contudo, um novo surto de Covid-19 em Macau veio imediatamente alterar esse cenário. Além da habitual testagem em massa, a validade dos testes para quem vem de Guangdong passou para 48 horas, dificultando muito a sua entrada. A política de casos zero é isto: de um momento para o outro, tudo muda.

As previsões e projeções são um mero exercício criativo sem validade temporal ou contínua, pois nunca são feitos com capacidade de se adaptar a uma realidade demasiado flexível e movediça. Vota-se a lei do jogo e é cada vez mais complicado prever um cenário onde esta indústria possa sobreviver caso se mantenha este paradigma. Estará a ser considerado o efeito dominó?

O jogo é a indústria-mãe de Macau, a grande maioria das restantes empresas dependem da sua vitalidade e para o investimento estrangeiro, atualmente, esta não parece ser aliciante. A política de casos zero prioriza a saúde da população. Não estivesse no ativo, quem sabe o que teria acontecido em Macau, uma cidade com uma densidade populacional fora do normal.

No entanto, a proteção da saúde não se prende ao vírus, tem mais contornos e estes estão a ser ignorados. O equilíbrio é quase impossível, mas deve ser pensado. Caso contrário, estamos perante um ciclo sem fim, que em nada ajuda a recuperação económica.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!