Ucrânia e Rússia negociarão na Turquia sobre cereais - Plataforma Media

Ucrânia e Rússia negociarão na Turquia sobre cereais

Delegações de Rússia e Ucrânia devem se reunir na semana que vem em Istambul, na Turquia, para negociar a criação de corredores navais para a exportação de grãos no Mar Negro.

De acordo com fontes da Presidência turca citadas pelo jornal Milliyet, as tratativas devem ter a participação do mandatário Recep Tayyip Erdogan e do secretário-geral da ONU, António Guterres, com o objetivo de desbloquear os portos ucranianos “dentro de um mês”.

A data exata das negociações ainda não foi confirmada oficialmente, mas uma delegação militar da Turquia deve viajar à Rússia nesta semana para discutir o funcionamento dos corredores de grãos.

O plano turco prevê a exportação de 35 milhões a 40 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia através dos estreitos do Bósforo e de Dardanelos nos próximos seis a oito meses.

A Rússia impôs um bloqueio naval aos portos ucranianos no Mar Negro, o que impediu Kiev de exportar milhões de toneladas de grãos para outros países. Esse cenário ameaça causar uma crise alimentar de proporções globais, com a disparada dos preços no mercado internacional.

Leia mais em Istoé

Related posts
Política

Zelensky descarta acordo de paz enquanto houver tropas russas na Ucrânia

Política

Guterres aponta estabilização de preços e pede desmilitarização de Zaporijia

Política

Forças militares em alerta por visita de Guterres e Edogan à Ucrânia

Política

Rússia nega ter "armas pesadas" na central ucraniana de Zaporizhzhia

Assine nossa Newsletter