Início » Sonangol assina acordo para produzir hidrogénio

Sonangol assina acordo para produzir hidrogénio

“É o culminar do dever cumprido neste processo, depois de mais de dois anos que as nossas embaixadas iniciaram a aproximação para possibilitar a implantação do projecto em Angola”, disse a embaixadora na Alemanha, Balbina da Silva, citada na nota de imprensa com que a Sonangol anunciou, ontem, o acordo, que, da parte angolana, envolve directamente o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que a companhia possui no Sumbe.

O acordo é sequência de estudos de viabilidade técnica e económica efectuados para o financiamento, construção e operação de uma planta de produção de hidrogénio verde e produtos derivados em Angola, com vista à comercialização no mercado local e internacional, incluindo a Alemanha, e a greção de emprego.

Depois da assinatura, seguem-se o desenvolvimento do projecto técnico detalhado, a contratação do empreiteiro, entre outros aspectos, prevendo-se para 2024 o início de produção ao abrigo deste acordo, segundo a fonte.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, deslocou-se à Alemanha em companhia do presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, para participar na assinatura do acordo, numa evidência da importância atribuída pelo Governo aos processos ligados à transição energética.

Na ocasião, Diamantino Azevedo reafirmou a opção estratégica do Estado angolano, declarando que o país vai impulsionar a transição energética com base nas operações de exploração e produção de hidrocarbonetos.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!