“Não invadimos a Ucrânia e não temos vergonha de mostrar quem somos”, diz a Rússia

por Gonçalo Lopes

Numa entrevista concedida à BBC, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, manteve a posição oficial do Kremlin, garantindo que “a Rússia não invadiu a Ucrânia”. “Declarámos uma operação militar especial porque não tínhamos outra forma de explicar ao Ocidente que arrastar a Ucrânia para a NATO era um ato criminoso”, afirmou.

Questionado em relação a um relatório oficial da ONU sobre os alegados crimes de guerra das tropas de Moscovo contra civis, o governante referiu que “é uma pena” que os diplomatas internacionais, “incluindo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, o secretário-geral da ONU e outros representantes” estejam “a ser pressionados pelo Ocidente”. Além disso garantiu que estes diplomatas estão a ser usados na divulgação de notícias falsas espalhadas pelo mundo ocidental.

Lavrov reconheceu ainda que a Rússia “não está completamente limpa”. “A Rússia é o que é. E não temos vergonha de mostrar quem somos”, garantiu.

Em relação às relações de Moscovo com o Reino Unido, o governante considerou não haver “espaço de manobra” já que “tanto Boris Johnson [primeiro-ministro] como Liz Truss [ministra dos Negócios Estrangeiros] dizem abertamente que é preciso derrotar a Rússia, fazê-la ajoelhar-se”. “Força, façam isso então”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!