Zelensky "grato" por "importante" nova ajuda militar dos Estados Unidos - Plataforma Media

Zelensky “grato” por “importante” nova ajuda militar dos Estados Unidos

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou esta quarta-feira a sua “gratidão” aos Estados Unidos pelo novo pacote de ajuda militar de cerca de 962 milhões de euros, “particularmente importante” para ajudar a resistir à invasão russa no Donbass.

“Quero expressar a minha gratidão por este apoio. É particularmente importante para a nossa defesa no Donbass”, região do leste da Ucrânia e atual epicentro do conflito com a Rússia, destacou o chefe de Estado ucraniano na sua mensagem de vídeo noturna diária dirigida à nação.

Segundo um comunicado da Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos comunicou esta quarta-feira ao seu homólogo ucraniano que o seu país dará mais mil milhões de dólares (cerca de 962 milhões de euros).

O novo pacote de ajuda incluirá artilharia, sistemas de defesa costeira e ‘rockets’, para apoiar os ucranianos “nas suas operações defensivas” no Donbass.

Além da ajuda militar, Biden anunciou que os Estados Unidos darão à Ucrânia mais 225 milhões de dólares (cerca de 220 milhões de euros) em assistência humanitária, nomeadamente para água potável, suprimentos médicos, comida e abrigos.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
Política

Zelensky descarta acordo de paz enquanto houver tropas russas na Ucrânia

Política

Guterres aponta estabilização de preços e pede desmilitarização de Zaporijia

Política

Forças militares em alerta por visita de Guterres e Edogan à Ucrânia

Política

Rússia nega ter "armas pesadas" na central ucraniana de Zaporizhzhia

Assine nossa Newsletter