"Vou ser melhor do que o Ronaldo." Vlad tem 8 anos e é refugiado ucraniano em Portugal - Plataforma Media

“Vou ser melhor do que o Ronaldo.” Vlad tem 8 anos e é refugiado ucraniano em Portugal

Soa o apito e o verde do relvado enche-se de chuteiras coloridas. É a hora do treino no Clube Desportivo de Mafra. Vlad já está equipado e de bola no pé. Tem 8 anos e chegou aqui vindo de Vinnytsia, na Ucrânia, onde jogava como atacante no escalão infantil do clube local. Não perde um treino desde que chegou a Mafra.

“Aqui o relvado é mais novo e no campo é tudo mais moderno. Gosto muito”, admite Vlad à TSF. “Os treinadores são fixes. Estão sempre prontos para explicar, quando eu não percebo alguma coisa.”

Foi há dois meses que Vlad veio para Portugal. A mãe de Vlad ouviu falar do país e decidiram embarcar num avião que trazia refugiados para Lisboa. Foi a primeira vez que Vlad andou de avião.

Desde que o conflito na Ucrânia rebentou, são muitos os jovens atletas refugiados, obrigados a fugir da guerra, que chegam ao país. A Federação Portuguesa de Futebol lançou até um apelo para que os clubes portugueses recebessem estes jovens e lhes dessem a oportunidade de voltar a praticar desporto. Mais de uma dezena de clubes responderam ao desafio. Há, nesta altura, cerca de 30 jogadores a treinar por cá. Vlad foi um desses jovens que se reencontrou com o futebol em Portugal.

Leia mais em TSF

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Desporto

CEO do Dortmund: "Não existe qualquer contacto com Cristiano Ronaldo"

Desporto

Alemães adiantam "última hipótese" de Ronaldo jogar a Champions

Desporto

"Continuem que um dia irão acertar em alguma notícia"

DesportoPortugal

Cristiano Ronaldo pediu ao Manchester United para rescindir

Assine nossa Newsletter