Sporting perde guerra dos títulos de campeão

por Gonçalo Lopes

A categorização das competições nacionais vai ser discutida em Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol, marcada para o próximo dia 29. Tal como prometido, a FPF irá apresentar aos seus associados os resultados de dois pareceres elaborados por investigadores indicados por três universidades: Lisboa, Porto e Coimbra, no âmbito da constituição da Comissão Independente para Análise dos Títulos Nacionais (CIATN), em 2018. Ambas as avaliações evidenciam os diferentes pontos de vista dos especialistas indicados.

O JOGO apurou que os dois pareceres apontam para as seguintes conclusões: Parecer 1: os vencedores do Campeonato de Portugal entre as épocas 1921/22 e 1933/34 devem ser considerados como campeões nacionais, bem como os vencedores do Campeonato das Ligas (entre 34/35 e 37/38), prova que precede o Campeonato Nacional. Os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1934/35 e 1937/38 devem ser reconhecidos como vencedores da Taça de Portugal;

Parecer 2: o Campeonato de Portugal é prova antecessora da Taça de Portugal e os Campeonatos das Ligas (I e II Liga) antecessores do Campeonato Nacional (I e II Divisão), pelo que devem ser reconhecidos como campeões nacionais os vencedores dos Campeonatos das Ligas (entre 34/35 e 37/38), que é a contabilidade atual, e como vencedores da Taça os clubes que conquistaram o Campeonato de Portugal desde 1921/22 até aos dias de hoje.

Leia mais em O Jogo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!