Início Angola 14 milhões de angolanos aptos para votar a 24 de Agosto

14 milhões de angolanos aptos para votar a 24 de Agosto

Marcy Lopes acrescentou que, do total de 14.399.391 eleitores, 22.560 cidadãos actualizaram o registo eleitoral em 12 países e 26 cidades, nomeadamente, África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Grã-Bretanha, Namíbia, Países Baixos, Portugal, República Democrática do Congo, Congo e Zâmbia.

A entrega definitiva do FICM à CNE encerra um ciclo de Registo Eleitoral Oficioso, realizado de Setembro de 2021 a Abril de 2022, configurando uma obrigação legal para o recenseamento correcto e actualizado de dados dos cidadãos eleitores, cujo processo foi conduzido pelo Ministério da Administração do Território (MAT).

O ministro Marcy Lopes explicou que entraram para a base de dados os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade, quer os que residem em território nacional, como os residentes no exterior do país, cujos cálculos apontam para cerca de 10 milhões. Da base de dados constam, também, os cidadãos que completaram 18 anos depois das Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017.

O processo permitiu, igualmente, eliminar da base de dados os registos duplicados. Neste caso, foram feitas 501.768 consultas a partir do aplicativo digital criado para o efeito, onde receberam 2.139 reclamações, das quais 1.287 foram atendidas e autorizadas, e 852 rejeitadas por não caberem no âmbito legal das reclamações. Marcy Lopes explicou o processo de ajustes e correcção demorada.

Em relação à fiabilidade dos dados, o ministro afirmou que não existem margens de erro no processo, porque, acrescentou, o que fazem é incluir o ficheiro na base de dados de todos os cidadãos que, do ponto de vista legal, existem e estão em condições de votar.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!