Início » Reality bites

Reality bites

Paulo RegoPaulo Rego*
Paulo Rego

A expressão britânica “Reality bites” encerra um profundo significado político, confrontando lideranças e decisores com factos que, sendo previsíveis, foram menosprezados – no mínimo, relativizados.

A História documenta a lição do real: por mais que se contornem factos, por mais brilhantes que pareçam as ilusões – e narrativas – a verdade entra pelos olhos dentro, fixando-nos os pés na terra. Geralmente, como agora, a morder-nos os calcanhares e a minar o caminho. Macau – como toda a China – paga caro o excessivo prolongamento da política de casos zero. A boa notícia é que o poder político revela agora ter essa consciência. Como diz o ditado português antes tarde do que nunca.

Há outro elefante na sala que urge tirar debaixo do tapete onde se esconde o óbvio. O sucesso de Ho Iat Seng no combate à pandemia, bem como no cumprimento das metas patrióticas, criaram uma zona de conforto que desestimulou o Executivo do esforço – e dos riscos – da reforma da administração pública, da promoção mais exigente de uma diversificação económica que precisa de inovação e de uma nova cultura de exigência no empreendedorismo privado.

A economia rentista, que distribuía as sobras do jogo… acabou. Mesmo depois da pandemia – e da reabertura das fronteiras – os cofres da Região nunca mais voltarão a encher ao mesmo nível. E essa realidade vai doer…

Leia também: Xangai declara que atingiu taxa de “covid zero” mas milhões de pessoas permanecem confinadas

Ho Iat Seng não tem culpas no cartório da pandemia. Pelo contrário, acumulou méritos no seu combate. Também não tem conflitos com o poder central, tendo cumprido a agenda de quem o escolheu. E também não é Macau que manda na política de fronteiras. Mas não nos enganemos: ao terminar o seu primeiro mandato, será confrontado com a realidade dos números – e não com a narrativa dos seus atos.

Ou avançam em força com a reforma da Administração Pública e o compromisso com o tecido económico para a diversificação económica; ou os baixos níveis de vida e de emprego abanarão a própria paz social.

E aí é que elas mordem mesmo…

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!