Início Atualidade Presidente chinês recebe em Pequim o futuro líder de Hong Kong

Presidente chinês recebe em Pequim o futuro líder de Hong Kong

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu em Pequim o futuro líder de Hong Kong, John Lee, e expressou a plena confiança do governo central, de acordo com a imprensa estatal.

Lee, de 64 anos e ex-comandante de Segurança do território da ex-colônia britânica, viajou no sábado para receber a bênção do governo central enquanto se prepara para assumir o cargo.

Como responsável por supervisionar a repressão ao movimento pró-democracia de 2019 em Hong Kong, ele foi escolhido no início de maio como novo chefe do Executivo por um pequeno comitê leal a Pequim.

“Acredito que a administração do novo governo trará definitivamente uma nova atmosfera e será um novo capítulo no desenvolvimento de Hong Kong”, declarou Xi, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

Lee assumirá o cargo em 1º de julho, data do 25º aniversário da transferência de Hong Kong do domínio britânico para a China.

Hong Kong nunca foi uma democracia, fonte de anos de frustração e protestos públicos, mas a China concordou que a localidade poderia manter certas liberdades e autonomia por 50 anos após sua transferência.

Mas Pequim impôs uma lei de segurança nacional no território, que reprimiu a dissidência depois que protestos pró-democracia generalizados e, às vezes, violentos abalaram a cidade em 2019.

Lee foi o único candidato na disputa e recebeu 99% dos votos, depois que a China modificou em 2021 o sistema eleitoral de Hong Kong para impedir a participação de candidatos considerados não patriotas.

De acordo com a agência Xinhua, Xi afirmou que Lee tem “a coragem para assumir a responsabilidade” e “fez contribuições para proteger a segurança nacional e a prosperidade e estabilidade de Hong Kong”.

“O governo central o apoia por completo e confia totalmente em você”, disse Xi.

De acordo com um comunicado do governo de Hong Kong, Lee declarou durante a reunião que estava “profundamente honrado pela nomeação e plenamente consciente da grande responsabilidade que recai sobre mim”.

Ele prometeu “unir todos os setores” e reunir o governo e o povo para “lutar pelo bem-estar de Hong Kong e seu povo”.

“Juntos, transformaremos Hong Kong em uma cidade com prosperidade a longo prazo e uma sociedade solidária e inclusiva”, acrescentou.

A presença de Xi em Hong Kong no dia 1º de julho ainda não foi confirmada. Mas marcaria a primeira viagem do presidente fora da China continental desde o início da pandemia de coronavírus.

Em 2017, Xi fez uma visita de três dias a Hong Kong para assistir à posse de Carrie Lam. Esta estadia foi marcada por manifestações.

É improvável que um movimento de protesto se repita este ano, em razão da lei de segurança nacional imposta por Pequim.

De acordo com o semanário Eastweek de Hong Kong, mais de 10.000 policiais serão mobilizados em toda a cidade como parte de uma possível chegada de Xi.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!