Início Atualidade Pôr fim aos conflitos no continente um dos desafios da União Africana

Pôr fim aos conflitos no continente um dos desafios da União Africana

Rui Ramos

A União Africana é composta hoje por 55 Estados-membros que se estendem por florestas, desertos, planícies e planaltos, rios de grandes caudais, países continentais e ilhas, uma massa de terra compacta cercada pelos Oceanos Atlântico e Índico, pelo Mar Vermelho e pelo Mar Mediterrâneo

A organização continental defende, como a sua antecessora OUA, a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural no continente. Tem actuado na mediação e prevenção de conflitos locais. Possui vários órgãos que regulam o funcionamento das entidades e as relações entre os Estados-membros, como a Assembleia, o Conselho Executivo e a Comissão da União Africana. A sua sede é Addis Abeba na Etiópia.

Tem uma extensão de 30.230.000 km2 e uma população estimada em 1.407.175.342 de pessoas. Argélia é o maior país, as Seichelles o mais pequeno, a Nigéria o mais populoso com 216.763.677 habitantes, e o seu ponto mais alto é o Kilimanjaro (5895 m). De entre os territórios não independentes sob administração espanhola contam-se Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife, Ceuta, Melilha. Pertencem à França as ilhas de Maiote e Reunião. Ao Reino Unido pertence a Ilha de Santa Helena, ao largo de Angola.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!