Início » Multimilionários russos já perderam 41 mil milhões

Multimilionários russos já perderam 41 mil milhões

Após analisar as 500 pessoas mais ricas do mundo, o StockApps.pt concluiu que os 18 multimilionários russos que constam na lista ficaram 44,44 mil milhões de dólares (cerca de 41,59 mil milhões de euros) mais pobres desde o início do ano. Somados os patrimónios, estas figuras possuem agora um valor líquido compreendido em 244,87 mil milhões de dólares (229,16 mil milhões de euros) – um número abaixo dos 289,31 mil milhões de dólares (270,75 milhões de euros) que tinham em conjunto há um ano.

“Os males dos oligarcas russos são devidos a vários fatores. Em primeiro lugar, a invasão da Rússia à Ucrânia atraiu sanções tanto para a nação como para os associados próximos de Vladimir Putin. Isto fez com que sofressem congelamentos de ativos e apreensões de bens. Mais uma vez, um rublo fraco e uma inflação mordaz conspiraram ainda mais para corroer as suas carteiras de ativos”, observa Edith Reads, especialista em finanças do StockApps.pt, sobre os fatores que justificam as perdas verificadas.

Com o presidente da Rússia a não aceitar um cessar-fogo no país vizinho, as sanções parecem não ter fim à vista. Mas, quem são afinal os lesados?

O recém-ex-proprietário do Chelsea FC, Roman Abramovich, foi quem sofreu o maior prejuízo, com danos de 5,43 mil milhões de dólares (5,08 mil milhões de euros) na sua fortuna avaliada em 18 mil milhões de dólares (16,84 mil milhões de euros), uma queda acentuada de 30%. Na sequência das sanções do governo britânico, Abramovic teve de vender o clube de futebol.

A lista não fica por aqui. Gennady Timchenko, fundador e proprietário do grupo de investimento privado Volga e o oitavo homem mais rico da Rússia, perdeu 5,76 mil milhões de dólares (5,39 mil milhões de euros), uma queda de 26% face aos 22,46 mil milhões de dólares (21,01 mil milhões de euros) que detinha anteriormente. Finlandês nascido na Rússia, Timchenko é alegadamente um dos aliados próximos de Putin.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!