Tiroteio em escola mata 19 alunos e uma professora no Texas

por Gonçalo Lopes

Um jovem de 18 anos abriu fogo numa escola básica na cidade de Uvalde, no Texas, esta terça-feira, matando 20 pessoas, entre as quais 19 alunos, com idades entre os cinco e os 11 anos, e uma professora. O atirador, identificado como Salvador Ramos, foi abatido pela Polícia, elevando para 21 o balanço total de mortes causadas pela mortandade que atingiu a Robb Elementary School, casa para 600 alunos. Segundo as autoridades, o suspeito baleou a avó antes de avançar para a escola, onde fez também um número ainda indeterminado de feridos, alguns em estado grave. A avó do atirador está hospitalizada em estado crítico.

De acordo com as autoridades, o jovem, morador nas proximidades, entrou no estabelecimento de ensino com um revólver e uma espingarda, por volta das 11.30 horas (hora local), abrindo fogo sobre a comunidade escolar. “Atirou e matou, de forma terrível e incompreensível”, descreveu o governador regional, Greg Abbott.

Segundo a imprensa local, este foi o mais mortal dos tiroteios em escolas registados na história do estado do Texas e, escreve a agência de notícias Associated Press, o mais mortal numa escola básica dos Estados Unidos desde 2012, quando um ataque armado em Sandy Hook, no Connecticut, fez 26 mortos. Este “ato de violência indescritível” – assim descreveu o procurador-geral do país – acontece quatro anos depois de um atirador ter matado dez pessoas numa escola secundária na cidade de Houston, também no Texas.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!