Início Atualidade Rússia rejeita desbloquear portos e EUA e G7 enviam mais dinheiro à Ucrânia

Rússia rejeita desbloquear portos e EUA e G7 enviam mais dinheiro à Ucrânia

Susana Salvador

Exportação de cereais prejudicada. Washington acusa Moscovo de “usar a fome dos civis para tentar avançar os seus objetivos”.

O governo russo disse esta quinta-feira que só irá permitir o acesso aos portos ucranianos no Mar Negro se houver uma revisão das sanções internacionais contra a Rússia, um dia depois do apelo por parte das Nações Unidas para permitir a saída dos cereais que estão armazenados na Ucrânia – que produz 12% do trigo, 15% do milho e metade do óleo de girassol do planeta. As exportações têm sido feitas apenas via comboio ou através dos portos do rio Danúbio, com os EUA a acusarem a Rússia de transformar a segurança alimentar numa guerra.

Diante da ameaça de falta de alimentos, o responsável pelo Programa Alimentar Mundial pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, para que desbloqueie os portos. “Tem que apelar não apenas para a Federação Russa, mas também analisar profundamente todo o complexo de razões que causaram a atual crise alimentar”, disse o número dois da diplomacia russa, Andrei Rudenko, segundo a agência de notícias Interfax. “Em primeiro lugar, há sanções impostas contra a Rússia pelos EUA e União Europeia que interferem com o comércio livre normal”, acrescentou. O chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, acusou Moscovo de “usar a fome dos civis para tentar avançar nos seus objetivos”.

Entretanto, o Senado norte-americano aprovou um pacote de 40 mil milhões de dólares para a Ucrânia, que inclui ajuda humanitária, mas também para melhorar o sistema de defesa e para a “continuidade do governo”. O Congresso já tinha aprovado um pacote de 14 mil milhões de dólares há dois meses. Também os ministros das Finanças do G7 concordaram em fornecer 18,4 mil milhões de dólares para ajudar a Ucrânia a pagar as suas contas nos próximos meses, mostrando disponibilidade para continuar a ajudar Kiev na sua luta contra a Rússia.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!