"A Rússia está a preparar-se para uma operação militar de longo prazo", diz Kiev - Plataforma Media

“A Rússia está a preparar-se para uma operação militar de longo prazo”, diz Kiev

Ministro da Defesa ucraniano informou que as forças russas estão atualmente a fortalecer as suas posições nos territórios que ocupam nas regiões de Zaporizhia e Kherson, para “entrarem em modo defensivo, se necessário”.

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia está a entrar numa “fase prolongada”, com Moscovo à procura do controlo total da região do Donbass e da ocupação do sul, realçou esta terça-feira o ministro da Defesa ucraniano.

“A Rússia está a preparar-se para uma operação militar de longo prazo. A guerra está a entrar numa fase prolongada”, salientou Oleksiy Reznikov, numa declaração aos ministros da Defesa da União Europeia (UE) e ao secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Oleksiy Reznikov referiu que as forças russas estão atualmente a fortalecer as suas posições nos territórios que ocupam nas regiões de Zaporizhia e Kherson, para “entrarem em modo defensivo, se necessário”.

“Atualmente, os principais esforços do Kremlin [presidência russa] estão focados em tentativas de cercar e destruir a consolidação das forças armadas ucranianas nas regiões de Donetsk e Lugansk”, no leste do país, em parte nas mãos de separatistas pró-Rússia, analisou ainda.

Moscovo quer criar “um corredor terrestre que ligue a Rússia à Crimeia”, diz ministro da Defesa ucraniano

O ministro da Defesa ucraniano também apontou como objetivo de Moscovo a “criação de um corredor terrestre que ligue a Rússia à Crimeia”, península anexada pela Rússia em 2014, bem como a ocupação de “todo o sul da Ucrânia”.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
Política

Moscovo acusa Alemanha de 'histeria russofóbica'

Sociedade

Fotojornalista foi "executado a sangue-frio" por tropas russas

Política

Ucrânia e Rússia negociarão na Turquia sobre cereais

Política

Rússia diz que Ucrânia não tentou recomeçar negociações de paz

Assine nossa Newsletter