"Temos de procurar soluções para o embargo do trigo" - Plataforma Media

“Temos de procurar soluções para o embargo do trigo”

A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares (ACIP) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) estão preocupados com o impacto do embargo da Índia às exportações de trigo. A decisão de Nova Deli levou o cereal a atingir ontem um valor recorde no mercado europeu, com a tonelada a chegar aos 438,25 euros.

Em declarações à TSF, Hélder Pires, da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares, não duvida de que o aumento da procura causado pelo embargo da Índia leve a um aumento dos preços das farinhas e outros produtos.

“Maioritariamente, o trigo que consumimos em Portugal vem de França. Esta situação, possivelmente, irá provocar pressão na procura e, consequentemente, fará aumentar os preços do trigo”, prevê Hélder Pires, considerando que a indústria poderá ter de recorrer a “mercados mais distantes, como, por exemplo, a Austrália”, o que significa maiores encargos logísticos.

Leia mais em TSF