Timor-Leste/20 anos: CE de Portugal e Austrália nas comemorações - Plataforma Media

Timor-Leste/20 anos: CE de Portugal e Austrália nas comemorações

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o governador-geral australiano, David Hurley, já confirmaram a participação nas cerimónias dos 20 anos da restauração da independência em Timor-Leste

“Estão confirmadas as presenças do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do governador-geral australiano”, disse hoje à Lusa a ministra dos Negócios Estrangeiros timorense, Adaljiza Magno.

Marcelo Rebelo de Sousa é esperado em Díli na manhã de 19 de maio, com um programa de visita que inclui a tomada de posse do seu homólogo José Ramos-Horta, na noite desse dia, e as comemorações dos 20 anos da restauração da independência.

O restante programa inclui, segundo a versão preliminar, uma visita à Escola Portuguesa e um encontro com a comunidade portuguesa a residir em Timor-Leste, entre outros.

David Hurley é o segundo governador-geral consecutivo com uma ligação a Timor-Leste, tendo sucedido ao general Peter Cosgrove, que liderou a força internacional Interfet, enviada para o país a 20 de setembro de 1999, na sequência da violência após o referendo de 30 de agosto de 1999.

Na altura brigadeiro, Hurley comandou a 1ª Brigada em Darwin, tendo sido responsável pela sua preparação para apoio às operações da Interfet em Timor-Leste.

Magno disse que ainda não há confirmação de quem virá representar a Indonésia, com fontes diplomáticas a sugerirem que o Presidente Joko Widodo poderia deslocar-se ao país “durante algumas horas”.

A chefe da diplomacia disse que está igualmente confirmada a visita do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, eventualmente acompanhado por outros membros do executivo.

De Singapura e em representação do primeiro-ministro deverá deslocar-se a Díli o ministro dos Negócios Estrangeiros Vivian Balakrishnan, e da Nova Zelândia é esperado Phil Twyford, ministro de Desarmamento e Controlo de Armas.

Também prevista está a visita de Francis Mustapha Kai-Kai, atual ministro do Planeamento e Desenvolvimento Económico da Serra Leoa e que estará no país como responsável do G7+, grupo de países considerados frágeis.

“Possivelmente haverá mais representantes de outros países, mas teremos ainda que aguardar mais alguns dias para ter a lista final”, explicou Magno.

“O Governo está a organizar para pagar 150 quartos a hotéis em Díli, para facilitar os convidados, que deverão começar a chegar a Timor-Leste a partir de 18 de maio”, notou.

Related posts
MundoPolítica

Austrália comprará submarinos nucleares dos EUA em acordo novo e ambicioso

Política

Ministério da Defesa da Austrália remove das suas instalações câmaras de fabrico chinês

Mundo

Cápsula radioativa perdida foi encontrada na Austrália

Sociedade

Avião com 145 passageiros aterra em Sydney apenas com um motor

Assine nossa Newsletter