Macron tem "consciência" dos desafios do novo mandato - Plataforma Media

Macron tem “consciência” dos desafios do novo mandato

O Presidente da República francês, Emmanuel Macron, tomou este sábado posse no Palácio do Eliseu, em Paris, afirmando que tem “consciência” dos desafios do seu segundo mandato e que vai agir “sem descanso” para tornar a França e a Europa mais independentes.

“A consciência da gravidade dos tempos acompanham-me, a guerra, a pandemia, há muitos anos que o nosso país não era confrontado com tantos desafios”, reconheceu este sábado o Presidente da República no seu discurso de tomada de posse no Palácio do Eliseu.

Emmanuel Macron ganhou as eleições presidenciais de 24 de abril com mais de 18 milhões de votos e foi este sábado formalmente proclamado Presidente da República no Salão de festas do Palácio do Eliseu, em Paris, numa cerimónia com 450 convidados.

“Vou agir sem descanso com um objetivo, de fazer da França uma nação mais independente, de viver melhor e de construir respostas francesas e europeias aos desafios do nosso século”, sublinhou o Presidente.

Para o chefe de Estado, esta é uma época que se deve enfrentar “sem falsas quimeras”, salientando que, nas presidenciais, a França fez uma escolha por “um projeto republicano e europeu”.

Num curto discurso, algo pouco habitual no Presidente francês, Emmanuel Macron garantiu ainda que foi eleito por “um povo novo” e que é um “novo Presidente”, prometendo não impor reformas, mas “associar todos” para criar um novo contrato social em França.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
ChinaPolítica

Grupo de deputados franceses visita Taiwan após manobras militares da China

MundoPolítica

Macron disponível para trabalhar com "aliados e amigos" como Liz Truss

CulturaPortugal

Festival Amadora BD 2022 será dedicado à relação Portugal-França

Política

Revelada conversa entre Putin e Macron quatro dias antes da invasão à Ucrânia

Assine nossa Newsletter