Youtuber despenhou avião que pilotava por causa de um vídeo

por Gonçalo Lopes

Em novembro de 2021, Trevor Jacob publicou um vídeo no Youtube a sobrevoar a floresta nacional de Los Padres, na Califórnia, que conta já com 2,2 milhões de visualizações. Apesar de ter sido visto como um acidente, na altura, agora a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA concluiu que Jacob despenhou intencionalmente o avião para obter mais visualizações, retirando-lhe a licença de piloto.

A FAA determinou que Jacob tinha despistado o seu Taylorcraft BL-65 de 1940 propositadamente e que “demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade por ter escolhido saltar de uma aeronave apenas para gravar as imagens do acidente”. A acusação foi justificada com o facto de Jacob ter anexado várias câmaras na parte externa do avião, incluindo uma câmara apontada para a hélice “para gravar imagens de vídeo do lado de fora e do interior do avião a voar.”

Outras provas incluem a mochila de paraquedas que estava preparada, a abertura da porta do lado esquerdo antes de alegar que o motor falhou e o não ter entrado em contacto com a equipa de controlo de tráfego aéreo, antes de saltar. Além disso, Jacob não procurou áreas seguras para pousar, embora “houvesse vários [locais seguros] dentro do seu alcance”, e saltou do avião enquanto segurava uma câmara que gravava o avião durante a queda.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!