Macau Sâm Assi

por Gonçalo Lopes
Paulo Rego
Paulo Rego

O projeto que lançamos nesta edição, e que nos próximos meses se focará na produção e promoção de textos e vídeos sobre receitas da gastronomia macaense surge, por um lado, na sequência do compromisso do PLATAFORMA com a cultura e a identidade de Macau, tecida por inúmeras redes de influência, mas naturalmente com o entrelaçado específico das identidades chinesa e portuguesa. Por outro lado, este projeto permite também da nossa parte um contributo para a internacionalização da cultura macaense

Este projeto Media, que nasceu e pertence a Macau, alimenta sempre essa ambição renovada de fazer pontes entre as fronteiras oriental e ocidental da Região. Somos sino-lusófonos, multimédia, multilingues e multiplataforma. Neste caso específico, temos mais uma oportunidade de cruzar o nosso ADN com a própria identidade de Macau. Neste caso, com o foco na valorização daquilo que é da nossa casa, trabalhando também para que se manifeste fora de portas.

Há muito sigo o infindável debate sobre a identidade macaense. Sem o conhecimento histórico ou o lastro antropológico das vozes autorizadas sobre o tema, percebo bem a sua relevância, não só para a comunidade macaense, strictosensu, mas também para a cidade em geral e todas as comunidades que a formatam.

Lacto sensu, defendo, contra muitas opiniões, que macaenses são todos aqueles que se sentem de Macau e que com os seus projetos de vida contribuem para enriquecer este espaço de uma textura intercultural inigualável.

Mas é por demais evidente que o apoio à comunidade macaense, só por si, é a única opção que conjuga razão e emoção de uma forma que legitima, a partir dessa atitude, o valor que todas as outras influências exercem na identidade local.

A comunidade macaense soube sempre adaptar-se às mais variadas pressões políticas, económicas e sociais da História de Macau. E vai certamente continuar a fazê-lo.

Representa, em todos os sentidos, a riqueza e a resiliência que a própria cidade ostenta. E é também nesse sentido que a cidade e a comunidade se confundem numa só. Macau sâm assi.

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!