Início » Zelensky aceita convite para discursar ao parlamento português

Zelensky aceita convite para discursar ao parlamento português

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para discursar no Parlamento português, por videochamada, confirmou esta quinta-feira o novo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, em declarações ao programa “Em Alta Voz” da TSF e do DN, cuja entrevista será publicada esta sexta-feira na edição em papel e no site.

“Na quinta-feira de manhã recebi a embaixadora da Ucrânia que me transmitiu já a aceitação do convite por parte do presidente Zelensky”, afirmou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

O convite ao presidente ucraniano foi feito pelo Presidente da República, em articulação com o presidente da Assembleia da República, após a proposta do PAN ter sido aceite pela maioria dos partidos, apenas com a oposição do Partido Comunista Português (PCP).

“Formalmente, o convite é realizado por dois impulsos: do Presidente da República de Portugal, porque se trata de convidar o Presidente da República de um país estrangeiro, e do presidente da Assembleia da República, porque se trata de convidar esse Presidente para participar numa sessão da Assembleia da República”, explicou.

Enquanto ainda decorria a reunião da conferência de líderes, o PAN, em comunicado, reivindicou a autoria da iniciativa de endereçar um convite a Volodymyr Zelenky para discursar perante a Assembleia da República por videoconferência e adiantou que essa sua proposta tinha sido aprovada por unanimidade, o que se revelou falso.

Perante os jornalistas, a porta-voz da conferência de líderes referiu que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, iria contactar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para que fosse endereçado um convite formal ao Presidente Volodymyr Zelensly para discursar perante o parlamento português.

“A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado”, Volodymyr Zelensky, apontou Maria da Luz Rosinha, adiantando que a expectativa é que a intervenção do Presidente ucraniano aconteça na semana entre 18 e 22 deste mês.

Momentos depois, a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, assumiu a responsabilidade pela difusão de informação errada sobre a posição do PCP em relação à sessão de boas-vindas com o Presidente da Ucrânia.

Leia mais em Diário de Notícias