Início Sociedade Covid aumenta risco de coágulo sanguíneo até 6 meses após contágio

Covid aumenta risco de coágulo sanguíneo até 6 meses após contágio

AFP

A Covid-19 aumenta o risco de desenvolver coágulos sanguíneos graves até seis meses depois do contágio, segundo um estudo publicado esta quinta-feira no British Medical Journal (BMJ)

O estudo sueco revela um risco maior de trombose venosa profunda até três meses após a infecção por Covid-19, de embolia pulmonar até seis meses depois e de um evento hemorrágico até dois meses depois. 

O risco foi maior em pacientes com comorbidades e entre os que padeceram da forma severa de Covid-19, e foi mais marcante durante a primeira onda da pandemia do que na segunda ou na terceira, segundo o estudo. 

Sabia-se que a infecção pela Covid-19 aumentava o risco de coágulos sanguíneos graves, conhecidos como trombose venosa, mas havia menos informação sobre o período durante o qual o risco era maior e se variou durante as diferentes ondas pandémicas. 

Para fazer o estudo, os pesquisadores identificaram mais de um milhão de pessoas na Suécia infetadas pela Covid-19 entre 1 de fevereiro de 2020 e 25 de maio de 2021, e classificaram-nas por idade, sexo e local de residência, com quatro milhões de pessoas que não estiveram contagiadas. 

Com isso, calcularam as taxas de trombose venosa profunda, embolia pulmonar e sangramento entre as pessoas que tiveram covid-19 ao logo do período de controle e o compararam com o grupo sem contágio. 

Segundo os pesquisadores, os maiores riscos observados durante a primeira onda comparados com as duas seguintes poderia ser explicados pelas melhoras nos tratamentos e na cobertura de vacinas nos pacientes com mais idade. 

Para os cientistas, os resultados justificaram adotar medidas para evitar uma trombose (como administrar tratamentos para evitar a formação de coágulos sanguíneos), em particular para os pacientes de alto risco. 

Também destacaram a importância da vacina contra a covid-19. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!