Portugal expulsa funcionários da embaixada da Rússia

por Gonçalo Lopes

Portugal declarou como ‘persona non grata’ 10 funcionários da missão diplomática da embaixada russa em Lisboa, dando-lhes duas semanas para abandonar o país, anunciou esta terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em comunicado hoje divulgado, o ministério liderado por João Gomes Cravinho explica que as “atividades” daqueles funcionários são “contrárias à segurança nacional” e refere que o Governo notificou o embaixador russo “esta tarde”.

Sublinhando que nenhum dos funcionários expulsos do país é diplomata de carreira, o Governo sublinha “a condenação, firme e veemente, da agressão russa em território ucraniano”.

A decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros português segue a linha de vários outros países europeus, que anunciaram a expulsão de diplomatas russos nos últimos dias.

Pelo menos 260 diplomatas russos expulsos de vários países da UE

De acordo com uma contagem feita esta tarde pela agência de notícias francesa AFP, o número de diplomatas russos expulsos de vários países da União Europeia desde a invasão da Ucrânia ascende a pelo menos 260.

Desde a manhã de hoje, vários países têm vindo a anunciar expulsões de diplomatas russos dos seus territórios. Foi o caso da Dinamarca e da Itália, que anunciaram a expulsão de 15 e 30 diplomatas russos, respetivamente, e da Espanha, que decidiu mandar sair do país 25 diplomatas e pessoal da embaixada da Rússia, considerando que “representam uma ameaça à segurança”.

Também a Lituânia anunciou a expulsão do embaixador da Rússia, assim como a Estónia, a Letónia, a Suécia e a Eslovénia, que, no total expulsaram 63 diplomatas e funcionários russos, acusando-os de “atividades de espionagem ilegais” e de representarem um regime que cometeu “crimes de guerra” na cidade ucraniana de Bucha.

Por seu lado, a União Europeia (UE) acrescentou à lista de sanções à Rússia a expulsão de Bruxelas de dezenas de políticos e empresários russos, além de restrições a quatro bancos.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!