Início » Outro ar

Outro ar

Guilherme RegoGuilherme Rego*
Guilherme Rego

Macau está muito perto de atingir aquilo que considera fulcral para se focar na reabertura ao mundo: 80 por cento da população com a vacinação completa. A falsa sensação de segurança foi desconstruída pelos surtos de Hong Kong e da China Interior. Além disso, os grupos etários que se mantinham fora do círculo de vacinação finalmente começaram a aderir.

Parece que a RAEM pode agora começar a limpar o pó da mesa para se sentar com Pequim e negociar o futuro. Porém, uma taxa de vacinação satisfatória é apenas uma batalha que se vence, numa guerra que não termina aí. A reabertura deverá ser lenta e rigorosa, sem ignorar o perigo que o vírus ainda representa. Lembre-se que as decisões não competem somente a Macau, pois fazem parte de um plano nacional. Ou seja, a cidade irá dar os passos que lhe forem sendo permitidos. Contudo, respira-se outro ar, sobretudo na comunidade estrangeira.

Leia também: Taxa de vacinação em Macau atingiu a barreira dos 85%

Os períodos de quarentena excessivamente longos, em comparação com o resto do mundo, levaram à diminuição desta comunidade no Região. O impacto desse êxodo é incerto, mas desde quadros qualificados – detentores ou não de BIR -, até aos menos qualificados, todos contribuem à sua maneira para uma melhor cidade. O Executivo tem a consciência de que para alavancar a diversificação económica precisa de talentos em áreas específicas, e por isso mesmo aposta forte na retenção e importação de quadros qualificados.

Nesta vertente vai precisar de talento estrangeiro, que entre as suas qualidades, tem sempre uma inegável e intransferível: internacionaliza a cidade. A Covid-19 não tem permitido um ambiente convidativo para estes talentos. O receio de ficar impedido de sair de Macau é muito forte e esse tem de desvanecer. Contudo, um dos primeiros sinais sérios de reabertura foi anunciado na semana passada, com a quarentena a ser reduzida para
14 dias – algo que já não acontecia há mais de um ano.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!