Bolsonaro diz que troca na Petrobras é “coisa de rotina” -

Bolsonaro diz que troca na Petrobras é “coisa de rotina”

Em conversa com apoiadores na manhã desta terça-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou rapidamente a demissão do presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, e disse que “é coisa de rotina” e que “não tem problema nenhum”. 

Esse é segunda troca na Presidência da estatal em um ano. A mudança teria sido motivada por insatisfação de Bolsonaro sobre as altas nos preços dos combustíveis. O economista e ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco, o primeiro da gestão Bolsonaro, disse que essa postura “fez com que o mercado perdesse a confiança” no presidente. 

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Castello Branco disse, nessa segunda-feira (28), que chegou a ignorar mensagens de Bolsonaro questionando o aumento dos combustíveis durante sua gestão.

Na conversa com os apoiadores nesta terça, Bolsonaro voltou a desconsiderar a política de preços da Petrobras, que, apesar de produtora, tabela os combustíveis com base em preços internacionais. “A gente precisa saber também comparar com outros países, como está a Europa? A energia elétrica subiu lá, a gasolina… Um dos vilões aqui é o ICMS. (…) Sabe quanto é o imposto federal do Diesel? Zero. É o PIS/Cofins, eu fiz minha parte, agora na bomba não baixa. (…) E o pessoal culpa quem? Sempre a mesma pessoa”, disse.

A substituição do presidente da Petrobras deve seguir um rito administrativo na empresa e não pode ter interferência direta do Poder Executivo. Ela só terá efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá em 13 de abril de 2022.

A assembleia dos acionistas da Petrobras deve confirmar a escolha de Adriano Pires para comandar a companhia. O economista, especialista em óleo e gás, e é consultor de empresas privadas do setor. 

Leia mais em Band

Related posts
AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

BrasilSociedade

Alta dos combustíveis faz brasileiros repensarem uso do carro

BrasilPolítica

Militares querem manter presidente da Petrobras no cargo

BrasilEconomia

Petrobras anuncia mega-aumento na gasolina, no gás e no diesel

BrasilFuturo

Petrobras quer produzir 20.000 milhões de barris de petróleo com tecnologia

Assine nossa Newsletter