Brasil é só um 'pequeno transgressor' ambiental - Plataforma Media

Brasil é só um ‘pequeno transgressor’ ambiental

ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou considerar que o Brasil é apenas um “pequeno transgressor” na preservação ambiental e que negociará, durante viagem que fará a partir deste sábado (26) a Paris, uma remuneração a ser paga por outros países pela proteção dos recursos naturais.

“O Brasil não é o cara que polui o mundo. É um pequeno transgressor, um pequeno poluidor”, afirmou. “De vez em quando tem uma floresta que queima aqui e ali”, disse.

O ministro deu as declarações nesta sexta-feira (25) durante palestra a empresários acompanhada pela Folha, na véspera de viagem para participar de reuniões da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

O ministro calcula que o Brasil pode ficar com cerca de 20% (ou US$ 20 bilhões) do total de uma remuneração de US$ 100 bilhões a ser criada pelo mundo para premiar países que preservem o meio ambiente.

“Como a gente premia quem preservou? Estamos discutindo isso com eles [outros países]”, afirmou Guedes. “O Brasil tem um futuro verde”, disse.

O ministro avalia que é preciso recuperar a imagem do país no exterior na questão ambiental e que os recursos podem ser pagos também a países como Indonésia e Índia. Os três ocuparão a presidência temporária do G20 nos próximos anos, sendo a vez do Brasil em 2024.

O ministro tem sugerido que o trio formule um programa conjunto durante os anos de presidência, em vez de objetivos individuais, e somem esforços pela remuneração ambiental. “Nós temos que criar esse prêmio”, disse.

Segundo o ministro, o Brasil responde por 2% da poluição global, enquanto países como a China atingem um percentual de 30%. “Os Estados Unidos queimaram 96% das florestas [do país]”, disse.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados
AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

AngolaSociedade

Perímetros de florestas angolanas ameaçados por madeireiros ilegais

BrasilSociedade

Alterações climáticas colocam Amazónia em risco de se transformar em savana

BrasilSociedade

Desmatamento na Amazônia brasileira marca novo recorde para fevereiro

BrasilPolítica

Desmatamento sob Bolsonaro chegou a nível alarmante

Assine nossa Newsletter