Perímetros de florestas angolanas ameaçados por madeireiros ilegais

por Gonçalo Lopes

Antunes Justino adiantou que, no ano passado, num trabalho conjunto com a Polícia Nacional, foram apreendidos vários metros cúbicos de madeira serrada e touros, além de carvão, resultante da exploração ilegal das florestas nativas. 

A falta de fiscais, apontou, não tem permitido o controlo da actividade de licenciamento e exploração de madeira, tendo em conta a quantidade de perímetros florestais existentes na região, realçando que será necessário um reforço de pelo menos mais quarenta efectivos. 

A instituição, reconheceu, está sem capacidade de fiscalização, por contar, desde 1992, com apenas oito efectivos, número “insuficiente” para um controlo abrangente e extensivo dos perímetros florestais da província, que estão a ser desmatados. Aliado a esta problemática está a falta de meios de transporte. 

“A nossa principal dificuldade, de momento, é a insuficiência de fiscais. Há perímetros florestais da província a serem, constantemente, desmatados,” revelou, alertando que a situação é “preocupante”, pelo facto de se estar a comprometer a conservação e protecção dos perímetros florestais. 

A situação, acrescentou, tem sido “minimizada” com a colaboração da população, que denuncia os exploradores ilegais de recursos madeireiros. 

Deu a conhecer que o Instituto de Desenvolvimento Florestal tem envidado esforços no sentido de evitar a desflorestação, principalmente nas áreas plantadas de eucaliptos, cedros e pinheiros, mas, no entanto, “estes locais são os mais procurados pelos madeireiros furtivos”. 

Plantação de árvores 

O Instituto de Desenvolvimento Florestal, no âmbito das acções de repovoamento florestal do Planalto Central, promove, desde sexta-feira, uma campanha de plantação de mais de 500 árvores, com destaque para eucaliptos, cedros, pinheiros e casuarinas, no perímetro florestal da pista do Aeroporto Albano Machado. 

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!