Ramos-Horta próximo de ser eleito à primeira volta - Plataforma Media

Ramos-Horta próximo de ser eleito à primeira volta

José Ramos-Horta lidera a contagem do escrutínio das eleições presidenciais de sábado em Timor-Leste, com 201.781 votos e 46%, quando estão contabilizados 75,5% dos votos, estando a quatro pontos de ser eleito à primeira volta.

Segundo dados oficiais provisórios recolhidos pela Lusa, em segundo lugar surge o atual chefe de Estado, Francisco Guterres Lú-Olo, com 98.321 votos e 22,42%, à frente da atual vice-primeira-ministra, Armanda Berta dos Santos com 41.583 votos e 9,48% do total.

O deputado Mariano Sabino, do Partido Democrático (PD), é o quarto mais votado neste momento do escrutínio, com 32.825 votos e 7,48%, à frente do ex-chefe das Forças Armadas, Lere Anan Timur, com 29.435 votos e 6,71%.

Os restantes 11 candidatos, nas mais concorridas eleições de sempre, somam entre si 7,81% dos votos, segundo este escrutínio provisório do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), que ainda decorre em vários pontos do país, com a contagem oficialmente terminada apenas em dois municípios e nos cinco países na diáspora onde houve centros de votação.

Apesar da contagem oficial estar ainda a decorrer, José Ramos-Horta disse este domingo que a contagem interna da sua candidatura sugere que “não vai ser necessária a realização de uma segunda volta” das eleições.

“Sinto-me positivo e entusiasmado com os números que estamos a registar de apoio à minha candidatura em todos os municípios. A aritmética torna impossível não vencer à primeira volta”, disse Ramos-Horta, afirmando que há que esperar os resultados oficiais.

A impulsionar a subida lenta de José Ramos-Horta na percentagem total de votos está a votação em Díli, o município com mais eleitores, onde com 40% dos votos contados Ramos-Horta lidera com 56,18%, contra os 18,84% de Francisco Guterres Lú-Olo.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MacauSociedade

Universidade de Macau aposta na internacionalização

AngolaPolítica

UNITA diz que Tribunal Constitucional aceitou providência cautelar

AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

MoçambiquePolítica

Abstenção de Moçambique. Marcelo afirma respeito por posição do país na condenação à Rússia

PolíticaTimor-Leste

PM timorense apela a votação massiva para reforçar democracia

PolíticaTimor-Leste

Candidatos presidenciais criticam modelo e falhas técnicas de debate

PolíticaTimor-Leste

CNE defende decisão de transmissão de debate em televisão privada

Assine nossa Newsletter