Timor-Leste: José Ramos-Horta lidera, mas há elevada abstenção -

Timor-Leste: José Ramos-Horta lidera, mas há elevada abstenção

O ex-Presidente da República José Ramos-Horta foi este sábado o candidato mais votado entre os 16 concorrentes na votação que se realizou entre a comunidade timorense residente em Portugal, segundo dados finais provisórios.

Os dados finais mostram que Ramos-Horta obteve, no total dos dois centros de votação, em Lisboa e no Porto, 125 votos ou 39,43%, à frente de Francisco Guterres Lú-Olo, que obteve 93 votos (29,34%), de Milena Pires, que conseguiu 58 votos (18,30%) e de Mariano Assanami Sabino com 10 votos (3,15%).

A abstenção, entre os 856 eleitores recenseados nos dois centros, foi de 62,97%, a mais baixa das votações já apuradas na diáspora, que incluem a Austrália e a Coreia do Sul.

José Ramos-Horta já tinha sido o mais votado também na Austrália e na Coreia do Sul, faltando ainda conhecer-se os resultados das votações na Irlanda, onde estavam recenseados 1.290 eleitores e da Inglaterra, onde estavam registados 2.203.

Em termos globais, 10 horas depois do fecho das urnas em Timor-Leste e com 12,67% dos votos contados, José Ramos-Horta liderava a contagem com 44,51%.

Francisco Guterres Lú-Olo, atual chefe de Estado, é segundo com 24,72%, seguindo-se Armanda Berta dos Santos com 10,35%, Mariano Assanami Sabino com 6,7% e Lere Anan Timur com 6,4%.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MacauSociedade

Universidade de Macau aposta na internacionalização

AngolaPolítica

UNITA diz que Tribunal Constitucional aceitou providência cautelar

AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

MoçambiquePolítica

Abstenção de Moçambique. Marcelo afirma respeito por posição do país na condenação à Rússia

PolíticaTimor-Leste

PM timorense apela a votação massiva para reforçar democracia

PolíticaTimor-Leste

Candidatos presidenciais criticam modelo e falhas técnicas de debate

PolíticaTimor-Leste

CNE defende decisão de transmissão de debate em televisão privada

Assine nossa Newsletter