CE alerta que inconstância da pandemia gera incerteza nas perspectivas económicas

O Chefe do Executivo alertou ontem que a inconstância da situação epidémica nas regiões adjacentes a Macau faz com que as perspetivas económicas locais permanecem rodeadas de incertezas. Por isso deixou um apelo para a sociedade continuar a enfrentar ativa e prudentemente a epidemia
Ho Iat Seng falava na reunião Plenária do Conselho para o Desenvolvimento Económico.
O Chefe do Governo enalteceu, contudo, os esforços de todos os sectores da sociedade, incluindo o apoio do Governo central, para a região ter conseguido alcançar no período de pandemia resultados positivos na prevenção e controlo da epidemia, os quais, assinalou, não foram fáceis de atingir.
Recordou que ao longo destes dois anos, o Governo lançou um conjunto de medidas para promover a recuperação económica, garantir o emprego e assegurar a qualidade de vida da população, considerando que a situação socioeconómica actual é basicamente estável e a economia local apresenta gradualmente sinais de recuperação e desenvolvimento.
Ho Iat Seng não escondeu que 2022 é também “um ano crucial para a RAEM aproveitar as oportunidades do desenvolvimento nacional”.
O Governo, a par das medidas de prevenção e controlo da epidemia, vai promover todos os esforços para desenvolver as “tarefas e medidas definidas no «2.o Plano Quinquenal», impulsionar de forma pragmática e activa a construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e impulsionar o desenvolvimento sustentável e a diversificação adequada da economia”, assegurou.
Ho Iat Seng reafirmou ainda que “a dinâmica de desenvolvimento e a competitividade global da economia de Macau necessitam de ser reforçadas” no futuro.
Leia mais em TDM