Início Desporto “Tem potencial para Barcelona ou City. Agora, está enfiado num bunker”

“Tem potencial para Barcelona ou City. Agora, está enfiado num bunker”

“O Sudakov é um miúdo de 20 anos com um potencial enorme, até para jogar num Barcelona ou Manchester City. Foi o maior talento que treinei e é dos que mantenho ligações mais fortes. No telemóvel guardo uma foto anterior ao conflito dele e da namorada, que está grávida, felizes da vida, e há pouco tempo enviou-me outra deles enfiados num bunker e tristes. Sempre que revejo, vêm-me as lágrimas aos olhos”, contou Fernando Valente, à Lusa.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

O técnico paredense adiantou que o antigo pupilo, cobiçado por Barcelona há muito tempo, já deixou Kiev e rumou a Lviv, a oeste da capital, sendo um dos três elementos que treinou na academia e que atualmente são titulares na equipa principal do Shakhtar Donetsk. Os restantes são Bondarenko e Mudryk, autor do golo que colocou a equipa ucraniana na fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões.

“Felizmente, outros 15 jogadores que treinei no Shakhtar e agora representam o Mariupol estão fora do país, uma vez que realizavam a pré-temporada na Turquia, após a pausa de inverno, quando a guerra começou”, revelou, satisfeito por ter contribuído em dois anos para a promoção de 21 jogadores ao primeiro escalão ucraniano.

Dos primeiros tempos na Ucrânia recordou o convite de José Boto, na altura responsável pelo recrutamento, com o objetivo de aproximar o jogo dos sub-21 ao da equipa principal do Shakhtar, que tinha 14 brasileiros.

“Ao fim de algum tempo, esse estilo de jogo mais curto e ligado, com um lado estético mais acentuado, apareceu e o clube promoveu-me a diretor da academia para os escalões mais velhos”, recordou, orgulhoso, Fernando Valente.

Leia mais em O Jogo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!