Abramovich na ronda de sanções da UE

por Gonçalo Lopes

O nome de Roman Abramovich foi incluído na nova lista de sanções europeias, a personalidades próximas do poder em Moscovo. A lista foi aprovada, esta tarde, em Bruxelas, numa reunião ao nível dos embaixadores da União Europeia.

Esta é quarta ronda de sanções, que de acordo com fontes diplomáticas, inclui “15 indivíduos e 9 entidades”. No total, há mais de 862 nomes de indivíduos e 53 de entidades ligadas ao regime de Vladimir Putin que são visadas por Bruxelas.

A inclusão do nome de “[Roman] Abramovich, foi aprovada “por todos”. A lista vai ser publicada oficialmente “nas próximas horas”, apurou a TSF.

A notícia coincide com uma reunião do Eurogrupo em que se avaliam os impactos da guerra e de um eventual efeito de ricochete das sanções. Alguns ministros destacaram a situação próxima da bancarrota que a Rússia enfrenta, depois de ativação dos primeiros três pacotes de restrições.

Junta-se agora uma quarta lista de medidas restritivas, as mais vastas algumas vez decididas pela União Europeia. Como se sabe sete bancos russos e três da Bielorrúsia foram desligados do sistema internacional de pagamentos Swift. Foram congeladas contas e bens de todos os membros da Duma, o Parlamento de Moscovo. E de oligarcas com ligações a Vladimir Putin.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!