Vaticano confirma António Juliasse como bispo de Pemba -

Vaticano confirma António Juliasse como bispo de Pemba

O papa Francisco nomeou António Juliasse como bispo da diocese de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, norte de Moçambique, região que vive uma grave crise humanitária devido a uma insurgência armada desde 2017.

A nomeação foi anunciada no boletim diário da Santa Sé

O novo bispo já liderava a diocese na qualidade de administrador apostólico desde fevereiro de 2021, substituindo Luiz Fernando Lisboa.

Antes de rumar a Pemba, António Juliasse Ferreira Sandramo desempenhava as funções de bispo auxiliar de Maputo.

Desde que passou a liderar a diocese, o novo bispo tem apontado a violência armada em Cabo Delgado como uma das suas principais preocupações.

“A província de Cabo Delgado continua com o mesmo quadro: a insegurança ainda é grande apesar da presença de militares estrangeiros”, referiu numa das suas mais recentes intervenções, durante uma conferência sobre o tema em dezembro.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, mas a fuga destes tem provocado novos ataques nalguns distritos usados como passagem ou refúgio temporário.

Artigos relacionados
AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

ChinaMoçambique

Grupo chinês quer levar água a mais de 250 mil habitações em Pemba

LínguaLusofonia

Nyusi vê ano de esperança para os PALOP

MoçambiquePolítica

Situação em Cabo Delgado "continua muito delicada e sem perspetivas"

MoçambiqueSociedade

Militares suspeitos de saque a bancos em Cabo Delgado serão punidos

Assine nossa Newsletter