Início » Presidente israelita viaja até à Turquia para reconstruir laços

Presidente israelita viaja até à Turquia para reconstruir laços

AFP

O presidente israelita, Isaac Herzog, viaja para a Turquia esta quarta-feira para se encontrar com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, e consertar as relações bilaterais, na primeira visita de um chefe de Estado israelita desde 2007

A visita de Herzog a Ancara e Istambul foi agendada semanas antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas o conflito deverá ser tema das negociações, já que Israel e Turquia desempenharam um papel mediador nos últimos dias.

Mas as questões bilaterais podem dominar a agenda, após mais de duas décadas de ruptura diplomática entre o Estado judeu e a Turquia, país de maioria muçulmana e simpatizante da causa palestina.

Tais questões incluem a venda de gás para a Europa, um tema que tornou-se relevante com o conflito ucraniano.

As relações entre Israel e Turquia foram congeladas após a morte de 10 civis em um ataque israelita ao navio turco Mavi Marmara, que fazia parte de uma flotilha que tentava levar ajuda à Faixa de Gaza em 2010, em meio a um bloqueio israelita.

Os países chegaram a um acordo de reconciliação em 2016, que entrou em colapso em 2018 após confrontos na fronteira com Gaza, nos quais dezenas de palestinos foram mortos.

A Turquia então chamou seus diplomatas e expulsou o enviado israelita.

No entanto, os dois países buscaram uma nova reaproximação nos últimos meses. Herzog, que assumiu um papel diplomático relevante, conversou com Erdogan várias vezes desde que assumiu a presidência em julho.

Autoridades israelitas disseram que os dois presidentes poderiam discutir a possibilidade de Israel exportar gás para a Europa através da Turquia, uma possibilidade cogitada por Erdogan em janeiro.

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, assumiu um papel de mediador entre a Rússia e a Ucrânia no fim de semana, encontrando-se com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

Erdogan também mantém contato com Putin e Zelensky, enquanto o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, deve receber seus colegas russo e ucraniano no sul da Turquia na quinta-feira.

Herzog também se reunirá com membros da comunidade judaica em Istambul antes de retornar a Israel na quinta-feira.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!