Início Manchete Covid-19: praias reabrem hoje em Angola

Covid-19: praias reabrem hoje em Angola

Na ocasião, o ministro de Estado e também chefe da Casa Militar do Presidente da República salientou que a pandemia “está controlada em todo o país”, razão pela qual foram anunciadas novas medidas para fazer face à doença Covid-19.

Todavia, Francisco Furtado ressalvou a necessidade de se continuarem a observar as regras de biossegurança, designadamente o uso de máscara, distanciamento social e manutenção da higienização.

“Angola está a chegar ao fim da quarta vaga, mas tal só será possível se se continuar a respeitar as regras”, frisou.

A proibição do acesso às praias, piscinas e marinas em Angola entrou em vigor em 1 de Outubro de 2021, apenas duas semanas depois de estes espaços de lazer terem sido reabertos.

Os espaços tinham sido reabertos em 16 de Setembro de 2021, depois de mais de ano e meio de interdição, e o encerramento foi decretado duas semanas depois da reabertura, devido ao aumento significativo de casos positivos durante o mês de Setembro, com uma taxa de crescimento de cerca de 13%.

Na sua intervenção, Francisco Furtado sublinhou a necessidade de todos terem a vacinação completa (duas doses), ou seja, têm que fazer prova, através do certificado de vacinação, sob pena da interdição de acesso a espaços públicos e fechados, em instituições públicas e privadas.

No caso do acesso aos locais de trabalho, também quem não tem as duas doses de vacina está impossibilitado de entrar e lhe é averbada falta.

A reabertura das praias, piscinas e marinas ocorre apenas agora, porque antes tinham de ser adoptados mecanismos de controlo e de segurança desses espaços. Nas demais actividades, como acesso a estabelecimentos comerciais, frequência de cerimónias religiosas, espectáculos desportivos e de outro tipo e uso de transportes públicos, as novas medidas contra a Covid-19 entraram em vigor a 1 de Março e permanecerão até 31 próximo.

Nas situações que começaram a vigorar a 1 de Março, deixou de haver limitação de lotação, mas é sempre exigida a apresentação do certificado de vacinação com referência à toma das duas doses de vacina.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!