Início » Origens do conflito – Veja o PDF

Origens do conflito – Veja o PDF

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Para entender a origem do conflito, é preciso voltar atrás, quando os dois países ainda integravam a União Soviética.

Manchete: Guerra na Ucrânia: Putin, o desmantelamento da URSS e a NATO

Outros destaques nesta edição:

Guilherme Rego – Escreve esta semana sobre o conflito Ucrânia/Rússia e as consequências nefastas do mesmo. Destaca ainda as repercussões sentidas pelo conflito não só na Ucrânia, mas em todo o mundo. Enfatiza também o papel do ego na atual disputa bélica e realça que a guerra tem um efeito duradouro nas relações entre as entidades beligerantes.

Editorial: No centro do conflito

Paulo Rego – Escreve esta semana sobre o Estado pária que Putin criou. Debruça-se sobre a aliança China-Índia, bem como o papel da NATO e Biden no conflito. Revela ainda que a Rússia, China e Índia existem no ambiente geopolítico mundial, mas ficam mal vistos quando a barbárie toma conta da diplomacia. Destaca também a importância de Xi Jinping em reerguer ou não a paz que Putin matou.

Sinais: O mundo que Putin pariu

Projetos como Hengqin materializam a integração de Macau na Grande Baía e na China, bem como projetam a diversificação económica local. Também nos planos do continente, Macau tem a função de fazer a ponte com a Lusofonia. Especialistas destacam as oportunidades, mas há quem duvide do seu sucesso.

Destaque: O papel da Lusofonia na diversificação económica de Macau

Em contexto de guerra, há quem preveja vantagens a longo prazo para Moçambique e Angola. No Brasil, o impacto económico já se faz sentir, e um afastamento da Rússia pode trazer consequências nefastas. Mais a oriente, a China observa atenta, e opta por um discurso mais diplomático.

Destaque: A guerra Ucrânia/Rússia no universo sino-lusófono

Leia a edição anterior do PLATAFORMA em “É difícil aceitar medidas de prevenção quando a privacidade está a ser violada” – Veja o PDF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!