Angola quer reduzir dívida à China

por Mei Mei Wong

Angola vai começar a reduzir progressivamente a sua dívida com a China, o seu maior credor, segundo afirmou a Ministra das Finanças. A dívida pública angolana situa-se nos 67,5 mil milhões de dólares, algo considerado “sustentável” por Vera Daves de Sousa. 

Segundo a ministra, a dívida à China ronda os 20 mil milhões de dólares, um valor que o Governo de Angola planeia começar a reduzir. “Esta dívida começará a diminuir progressivamente e os pesos mudarão em resultado desta amortização”, salientou. 

Leia também: China e Hong Kong entre os principais investidores em Angola

Vera Daves de Sousa admitiu que houve alguma “indisciplina orçamental” no passado e salientou a necessidade de “procurar as soluções financeiras menos dispendiosas possíveis (…), ajudando o PIB a crescer”. 

“O endividamento é normal e temos vindo a reparar que ano após ano as necessidades brutas de financiamento diminuem”, acrescentou. 

A Ministra das Finanças sublinhou ainda que “em termos líquidos, se Angola retirasse os compromissos de amortização – estaríamos a falar de cerca de 500 mil milhões de kwanzas (870,9 milhões de euros)”. “Estas são as necessidades líquidas de financiamento”, especificou. 

Leia também: Abrandamento da China vai prejudicar exportações de Angola

“Assim, o grosso é basicamente refinanciarmo-nos, utilizando diferentes alternativas, como financiamento multilateral, o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, a Agência Francesa de Desenvolvimento, financiamento de instituições financeiras, financiamento comercial com as melhores condições possíveis”, revelou. 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!