Início » África ganha centro de alerta prévio de riscos múltiplos de desastres

África ganha centro de alerta prévio de riscos múltiplos de desastres

Um centro vocacionado para estabelecer o aviso prévio de múltiplos riscos climáticos foi inaugurado esta terça-feira, na cidade de Adis Abeba (Etiópia), pela União africana (UA), para asseguar o mecânismo de vigilância de desastres

África cria centro de alerta de riscos múltiplos de desastres. O investimento avaliado em 5,5 milhões de dólares foi criado à luz das tendências crescentes de desastres no continente. O centro  vai facilitar o acesso de informações sobre o risco de desastres aos órgãos da UA para decisões, levando a um maior apoio às Comunidades Económicas Regionais (CERs) e aos Estados-Membros da UA sobre a preparação, resposta e recuperação de catástrofes.

Este sistema conta com salas de operações, alerta e asseguramento para desempenhar e  aumentar substancialmente a disponibilidade de  acesso as informações e avaliações, bem como serivrá na garantia da resposta proativa da UA a desastres, além disso, facilitar a capacitação dos profissionais de gestão de risco de desastres para desenvolver e implementar sistemas ágeis de alerta precoce e recursos de resposta a estes fins.
O empreendimento foi viabilizado e financiado por recursos do Governo de Itália, e faz parte, da cooperação entre a Comissão da União Africana e este país Europeu,  e contou com o apoio técnico dos escritórios das Nações Unidas para Redução do Riscos Desastres (UNDRR) e pela CIMA Research Foundation.

O sistema ( AMHEWAS),  está enquadrado  num programa piloto amplo de “Multi-Hazard Early Program”  que deverá ser alcançada até 2030, conforme previsto no programa de acção  para a implementação do  “Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030”.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!