Coreia do Norte exalta teste de satélite em desenvolvimento

por Filipa Rodrigues
AFP

A Coreia do Norte afirmou que realizou um teste “altamente importante” no desenvolvimento de um satélite de reconhecimento, informou a mídia estatal esta segunda-feira, um dia depois de Seul detetar um lançamento de míssil balístico

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA indicou que entidades governamentais realizaram ontem um teste “de grande importância para o desenvolvimento do satélite de reconhecimento”. De acordo com a KCNA, o teste ajudou a “confirmar as características e a precisão de um sistema fotográfico de alta definição, um sistema de transmissão de dados e aparelhos de controle de altitude”.

As Forças Armadas sul-coreanas disseram neste domingo ter detectado o lançamento de um míssil balístico, que, segundo a agência de notícias Yonhap, pode ter sido disparado de um lançador móvel, sugerindo que se tratava de um míssil de médio alcance.

A KCNA informou que o satélite testado permite “tirar fotografias verticais e oblíquas de locais específicos em terra”. Os Estados Unidos, juntamente com um grupo de aliados, incluindo seis outros membros do Conselho de Segurança da ONU, condenaram “essas ações ilegais e desestabilizadoras nos termos mais fortes”.

Em comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Coreia do Sul, Austrália e outros Estados pediram a Pyongyang que “escolha o caminho da diplomacia para aliviar as tensões regionais e promover a paz e a segurança internacionais”.

A declaração também pede ao Conselho de Segurança da ONU que “fale em uma só voz” para condenar as ações da Coreia do Norte, acrescentando que “o regime internacional de sanções é uma ferramenta importante para lidar com essa ameaça à paz e à segurança internacionais”.

O desenvolvimento de um satélite de reconhecimento militar, juntamente com as armas hipersônicas recém-testadas, é um dos projetos militares-chave citados pelo líder Kim Jong Un no ano passado. Segundo analistas, o desenvolvimento desse satélite daria ao Norte a cobertura para testar mísseis balísticos intercontinentais (ICMB), que são proibidos, uma vez que os foguetes de longo alcance usam a mesma tecnologia.

“Há suspeitas de que a Coreia do Norte use os lançamentos espaciais como manobra para testar foguetes de mísseis balísticos”, tuitou o analista Joshua H. Pollack, do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais observando que os mesmos permitem ao país contornar seu compromisso de 2018 de suspender os testes de ICMB.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!