Início » ONU: “Reconhecimento dos separatistas viola soberania da Ucrânia”

ONU: “Reconhecimento dos separatistas viola soberania da Ucrânia”

É “incompatível com os princípios da Carta das Nações Unidas”, salientou o diplomata português através de um comunicado da ONU.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu, na segunda-feira, a independência dos territórios separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, com os quais assinou tratados de amizade e assistência mútua e determinou o envio do Exército russo para “manutenção da paz” neste região.

A secretária-geral adjunta da ONU para os Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo“lamentou profundamente” esta decisão da Rússia. “As próximas horas e [os próximos] dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser evitado a todo o custo”, disse Rosemary DiCarlo a norte-americana numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia.

Numa rara reunião noturna do órgão mais poderoso da ONU, a secretária-geral adjunta disse que todos os envolvidos devem procurar encerrar as hostilidades imediatamente.

DiCarlo expressou profunda preocupação com relatos de vítimas civis, ataques a infraestruturas civis e a escalada de bombardeamentos entre áreas controladas pelo governo e os separatistas apoiados pela Rússia.

Monitores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) registaram 3231 violações do cessar-fogo na área de Donbass, no leste da Ucrânia, de sexta a domingo, disse.

A maioria dos membros do Conselho de Segurança condenou a decisão do Presidente russo, Vladimir Putin, durante a reunião de emergência.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!