Início » Macau irá inovar Hengqin através de “iniciativas mais pragmáticas”

Macau irá inovar Hengqin através de “iniciativas mais pragmáticas”

Meimei WongMeimei Wong

HO IAT SENG VINCOU NOVAMENTE A IMPORTÂNCIA DE INOVAR E INTENSIFICAR O DESENVOLVIMENTO EM HENGQIN, DESTA VEZ DE FORMA PRAGMÁTICA. APESAR DE ALGUNS ALERTAS, O TAMBÉM CHEFE DA COMISSÃO DE GESTÃO DA REGIÃO ELOGIOU AS OPINIÕES DOS REPRESENTANTES DE GUANGDONG, COM “AS QUAIS O GOVERNO DA RAEM CONCORDA BASTANTE”

O Chefe do Executivo indicou que devem ser aproveitadas as oportunidades trazidas pelo projeto geral de construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Ho Iat Seng referiu que a província chinesa e a RAEM irão inovar através de “iniciativas mais pragmáticas, novas formas e regimes de cooperação”, a fim de alcançar “progressos e resultados substanciais”, segundo uma nota oficial.

Leia mais sobre o assunto: PIB de Hengqin cresceu 8,5 por cento em 2021

O mesmo responsável visitou Hengqin na segunda-feira e realçou a importância de se garantir a “concentração dos trabalhos na intenção original de impulsionar o desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau”, ao mesmo tempo que se mantém o “espírito de inovação, experimentação e pioneirismo”.

É ainda necessário “acelerar” os trabalhos de articulação dos sistemas financeiros e jurídicos em matéria civil e comercial, bem como “estabelecer os respetivos tribunais com os elementos de Macau”, refere o mesmo comunicado. O representante máximo do Executivo quer novos empenhos na “atração de investimento e na construção dos projetos que englobem áreas como circuitos integrados, biomedicina, novas energias e materiais”.

Na sua visita à região, e participando numa palestra juntamente com os dirigentes da Comissão de Gestão e Comissão Executiva de Hengqin, Ho Iat Seng realçou a necessidade do Governo da Zona de Cooperação Aprofundada em avaliar “a proporção populacional e oferecer as condições adequadas de habitação, infraestruturas rodoviárias e escolas”. Por outro lado, o mesmo responsável deu relevância à “gestão e reforço da coesão dos recursos humanos” por parte dos dirigentes dos serviços, a fim de garantir que estes se “sintam dignificados na execução dos trabalhos na Zona de Cooperação Aprofundada”.

Leia também: Cooperação em Hengqin acelera investimento, mas faltam detalhes

O também Chefe da Comissão de Gestão de Hengqin sublinhou a visita recente realizada à Zona de Cooperação por Li Xi, secretário de Guangdong do Partido Comunista Chinês, e Wang Weizhong, Governador de Guangdong. Ho Iat Seng defende que os dois dirigentes deram instruções “importantes e partilharam várias opiniões boas”, sendo que muitos pensamentos e ideias “coincidem com Macau e com as quais o Governo da RAEM concorda bastante”.

Um conjunto de 12 projetos essenciais, assinados em dezembro pelo Governo da Zona de Cooperação Aprofundada, englobam áreas como circuitos integrados, informação eletrónica, biomedicina, medicina tradicional chinesa, big health e finanças modernas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!