Cerimónia de abertura sóbria lança capital chinesa para a história

por Filipa Rodrigues
Pedro Arede

Apesar da pandemia e com apenas um terço da lotação possível, o espectáculo da autoria do realizador Zhang Yimou foi interpretado por cerca de 3.000 figurantes e procurou mostrar uma China “jovem, moderna e diversificada”. Governo de Macau aponta Jogos Olímpicos como fonte de patriotismo e aprendizagem sobre o desenvolvimento do desporto na China, numa altura em que as primeiras medalhas já foram entregues

Uma comedida cerimónia de abertura de Pequim 2022, comparativamente a 2008, fez da capital chinesa a primeira cidade a receber os Jogos Olímpicos de Inverno e Verão. Celebrada na passada sexta-feira, no estádio nacional de Pequim, baptizado de “Ninho de Pássaro” e construído especificamente para os Jogos Olímpicos de Verão, em 2008, as honras de abertura da cerimónia foram feitas pelo presidente chinês, Xi Jinping, e ficará marcada pelo boicote diplomático de alguns países, que alegam o desrespeito pelos direitos humanos na China.

“Declaro abertos os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim2022”, disse Xi Jinping, convidado pelo presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, já depois de também ter discursado o presidente do comité organizador, Cai Qi.

Leia mais em Hoje Macau

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!