Início Notícias Juntos para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, Juntos por um futuro compartilhado

Juntos para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, Juntos por um futuro compartilhado

Liu Xianfa*

No seu discurso de Ano Novo, o Presidente Xi Jinping enfatizou que “não pouparemos esforços para apresentar excelentes Olimpíadas ao mundo. O mundo está a virar os olhos para a China, e a China está pronta”.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 será revelada a 4 de fevereiro, no dia do “Início da Primavera” no calendário lunar chinês, indicando que os Jogos Olímpicos irão penetrar no inverno frio da pandemia da Covid-19 que envolve o mundo, e iluminarão um futuro brilhante para a humanidade com o espírito olímpico a deixar brilhar. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim apresentarão ao mundo uma gala simples, segura e maravilhosa.

A China comprometese a sediar uma Olimpíada “simples, segura e maravilhosa” com uma abordagem “verde, inclusiva, aberta e honesta”, estabelecendo um novo padrão para os Jogos Olímpicos.

A China realiza preparativos gerais de maneira suave e ordenada contra a pandemia que tem estado a expandir-se pelo mundo. Entretanto, a China tira proveito do legado dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008, modernizando vários locais desportivos para “Estádios Olímpicos Duplos”. Pela primeira vez na história das Olimpíadas, todos os estádios dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim serão sustentados de maneira totalmente verde.

Tendo publicado duas versões de livro de instruções sobre as contramedidas da Covid-19 e aderido ao gerenciamento preciso e de circuito fechado da epidemia, a China coloca a saúde e a segurança dos participantes em primeiro lugar.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim serão realizados conforme programado, demonstrando o espírito chinês de cumprimento de promessas, autoconfiança e abertura. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim envolveram mais de 300 milhões de chineses em desportos de inverno e assim promoveram efetivamente a cultura olímpica, os intercâmbios e a aprendizagem mútua entre as civilizações. Nos últimos seis anos, desde que Pequim ganhou a licitação para sediar as Olimpíadas de Inverno, os desportos de inverno na China têm continuado a aquecer nas regiões do sul, oeste e leste, dando forte impulso à China, com o objetivo de construir uma nação de potência desportiva e saudável, expandindo notavelmente o mercado global de desportos de inverno.

A China, aproveitando os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim como uma, adota novas práticas para melhorar o ambiente ecológico, constrói novos modelos para o desenvolvimento de regiões e cidades e cria um novo ambiente para o progresso do ser humano e da sociedade.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim coincidirão com o Ano Novo Chinês. A China mostrará ao mundo uma civilização oriental antiga enquanto vigorosa, um moral de grande país de abertura e inclusão, e reunirá a vontade e a força para construir conjuntamente um futuro compartilhado. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim têm conquistado amplo apoio da comunidade internacional. Politizar o desporto e interromper os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim não serão suportados.

Atualmente, as grandes mudanças do mundo sem precedentes no último século e a pandemia ocorrem de forma combinada. O apelo ao fortalecimento da solidariedade e cooperação para enfrentar desafios comuns está-se a tornar mais forte do que nunca. O slogan dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, “Juntos por um futuro compartilhado”, está alinhado com o lema olímpico “Mais rápido, mais alto, mais forte, juntos”, a tendência dos tempos de paz, desenvolvimento e cooperação, bem como as expetativas do mundo.

A 76ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas adotou por consenso a resolução sobre a Trégua Olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, copatrocinada por 173 estados-membros.

A 10ª Cúpula Olímpica, realizada pelo COI, declarou o apelo da comunidade desportiva internacional para apoiar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e opor-se à politização do desporto. Mecanismos multilaterais, incluindo o G20, Fórum de Cooperação China-África, Fórum China-CELAC e Organização para Cooperação de Xangai, junto com a maioria dos países, expressaram firme apoio aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, refletindo plenamente a justiça e a aspiração da comunidade internacional.

É de destacar que mesmo os media dos EUA admitem que a posição do país relativamente aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim foi seguida por somente nove países, entre estes está o Reino Unido, Canadá, Austrália e Lituânia, demonstrando o fracasso do Governo norte-americano em politizar o evento.

O desporto é a linguagem comum da humanidade. Transcende fronteiras e civilizações nacionais. O espírito olímpico é o melhor retrato do progresso contínuo e autotranscendência da humanidade.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim vão injetar um forte impulso na reparação das feridas da epidemia, aumentando a confiança no desenvolvimento, consolidando a solidariedade e a amizade no mundo, promovendo a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. Vamos dar as mãos com toda a confiança e trabalhar juntos por um futuro compartilhado!

*Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da RPC na RAEM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!