Club Makumba apresenta-se hoje em Lisboa

por Fernanda Mira

Club Makumba, a nova banda de Tó Trips, sobe mais logo ao palco do CCB, para mostrar ao vivo o álbum de estreia homónimo, inspirado nas sonoridades de África e do Mediterrâneo, que é também “uma bandeira de resistência” pela causa dos refugiados.

Quando em 2015 editou o álbum a solo Guitarra Makaka – Danças a um Deus Desconhecido, Tó Trips decerto não imaginaria como aqueles temas algo nostálgicos, inspirados em destinos mais ou menos distantes como Cabo Verde, Mali ou Marrocos, se transformassem um dia no manifesto de resistência, mas também de festa que dá pelo nome de Club Makumba. Tudo começou aquando da digressão de Guitarra Makaka, quando Tó Trips, como o próprio recorda ao DN, convidou o baterista e percussionista João Doce para o acompanhar ao vivo: “Por vezes é um bocado chato andar sozinho na estrada e como já conhecia o João do tempo dos Wraygunn e gosto imenso dele enquanto músico e pessoa, achei que podia dar bom resultado”. E pelos vistos deu também uma banda, pois pouco tempo depois começou logo a tomar forma o que são hoje os Club Makumba.

“Alguns dos temas do disco vêm desse período inicial e quando em junho de 2019 formámos a banda já tínhamos quase tudo alinhavado”, conta o guitarrista. As gravações ficaram concluídas logo em novembro desse ano e o plano era editar o disco no início de 2020, mas entretanto veio a pandemia.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!