Início » Portugal pode ultrapassar os sete milhões de infetados na primavera

Portugal pode ultrapassar os sete milhões de infetados na primavera

Janeiro já soma mais de 830 mil novas infeções em Portugal. É o equivalente ao registado nos primeiros 12 meses de pandemia. Casos até aos 9 anos duplicam. País pode ultrapassar os sete milhões na primavera.

De dia para dia, janeiro tem batido recordes de novas infeções por SARS-CoV-2. Só neste mês, e até ao passado domingo, contabilizavam-se mais de 830 mil novos casos. Tanto quanto o registado nos primeiros 12 meses de pandemia. Com pressão sobre os mais novos: daquele total, a faixa dos zero aos 19 anos responde por um quarto. Com as infeções nos mais pequenos, até aos nove anos, a duplicarem. Com esta velocidade de transmissão, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes estima que poderemos chegar à primavera com mais de sete milhões de portugueses infetados.

Analisando o boletim de ontem da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reporta a domingo e os dados epidemiológicos de 1 de janeiro, o país soma já mais de 830 mil casos só neste mês. O que equivale, explica, ao JN, o matemático Carlos Antunes, “aos infetados nos primeiros 12 meses da pandemia”, que teve o seu início em março de 2020. No domingo, em termos acumulados, Portugal registava 2,255 milhões de casos confirmados. Olhando às faixas etárias e analisando este mês, o grupo até aos nove anos de idade é o que regista maior crescimento, duplicando o número de casos. Em 23 dias, mais de 101 mil menores contraíram o vírus. Seguem-se os dez aos 19 anos, com um crescimento de 74% (mais 114 mil). Somando os dois grupos, respondem assim por um quarto dos casos no período em análise. A que não é alheio, sublinha o professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a abertura das escolas.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!