Chefe da diplomacia israelita encontra-se pela primeira vez com um líder palestino

Chefe da diplomacia israelita encontra-se pela primeira vez com um líder palestino

O chefe do diplomata israelita, Yair Lapid, realizou uma reunião oficial com o ministro palestino de Assuntos Civis, Hussein al-Sheikh, este domingo, informou a autoridade palestina no Twitter

“Encontrei-me esta tarde com o ministro das Relações Exteriores de Israel e discutimos várias questões políticas e relações bilaterais”, disse al-Sheikh, sem especificar onde ocorreu a reunião.

Questionado pela AFP, o Ministério das Relações Exteriores de Israel se recusou a comentar, mas não negou a reunião.

No final de dezembro, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, se reuniu com o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, durante uma visita a Israel.

Foi a primeira vez desde 2010 que Abbas visitou Israel para uma reunião oficial com um membro do governo israelense.

No entanto, depois que o governo de coalizão liderado por Naftali Bennett chegou ao poder em junho passado, ministros israelenses – incluindo Gantz – visitaram Mahmud Abbas em Ramallah, a sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia ocupada.

Em seu tuíte neste domingo, Hussein al-Sheikh acrescentou que “enfatizou a necessidade de um horizonte político entre os dois lados, baseado no direito internacional”, referindo-se às resoluções da ONU sobre o conflito israelo-palestino.

Após a visita de Abbas a Israel em dezembro, o Estado hebreu aprovou uma série de “medidas de confiança” com a Autoridade Palestina, como a concessão de 600 permissões adicionais para empresários palestinos viajarem para Israel e a regularização de 6.000 palestinos que moravam em uma área da Cisjordânia controlada por Israel.

Related posts
BrasilPolítica

“Terroristas roubaram armas usadas pelo GSI no Planalto do Brasil”

MundoPolítica

Putin vê uma década repleta de ameaças por um Ocidente em pleno declínio

AngolaPolítica

“Estou optimista quanto à solução do conflito entre o Rwanda e a RDC, porque já foram dados passos positivos para a sua resolução”

MundoPolítica

AI pede ao TPI que investigue possíveis crimes de guerra em Gaza

Assine nossa Newsletter