Início » Kwenda beneficia mais de trezentas mil famílias

Kwenda beneficia mais de trezentas mil famílias

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – Kwenda ultrapassou as metas estabelecidas para 2021, alcançando mais de 300 mil agregados familiares beneficiados com as transferências sociais monetárias.

Os dados foram anunciados ontem, em Luanda, na reunião de balanço do Programa Kwenda, um ano depois de ser apresentado publicamente (Maio de 2020). O relatório refere que as transferências sociais monetárias estão a chegar às famílias através da atribuição de cartões multicaixa, por via do telefone.

 Acrescenta que, nestes casos, o Kwenda atribui um telemóvel a cada família, além da componente financeira, havendo ainda a modalidade em dinheiro, através de bancos e agentes locais de pagamento. Para colmatar a falta de energia eléctrica,, o Programa está a atribuir painéis solares para que os beneficiários possam recarregá-los.

Quanto à componente da Inclusão Produtiva, o projecto apoiou cerca de 17.000 beneficiários directos e 84.000 indirectos em iniciativas económicas e produtivas, com foco na agricultura, pesca, criação animal, produção de mel, corte e costura, moto-táxi, caixas comunitárias, transformação de produtos, artesanato, de acordo com a vocação das famílias.

Segundo a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, que presidiu a reunião de balanço, o Kwenda afirma-se, hoje, como o principal programa de apoio directo às famílias necessitadas nas 5.102 aldeias de 35   municípios, das 18 províncias do país, nas quais já se encontra em implementação. “Com os resultados que já produziu, achamos ser uma boa oportunidade para partilharmos, hoje, informações sobre a operacionalização geral e local do mesmo e fornecermos dados actualizados sobre as metas alcançadas, que comprovam o compromisso do Executivo na mitigação, a curto e médio prazos, das vulnerabilidades que afectam, sobretudo, as crianças, idosos, deficientes e mulheres, chefes de família beneficiados, com a perspectiva imediata de superação da condição de pobreza em que se encontram os seus agregados familiares”, disse.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!