Profissionais e ministro da Saúde de São Tomé em rota de colisão

Os sindicados dos profissionais de saúde são-tomenses afirmaram ontem que estão “ainda mais distantes” do ministro da Saúde, Edgar Neves, após este ter, alegadamente, acusado a classe de “incompetência e negligência”

Profissionais e ministro da Saúde em colisão. “Este caminho elegido pelo senhor ministro da Saúde em acusar-nos de ladrões, negligentes e incompetentes, só vem ainda mais distanciar-nos de si e do ministério, sendo nós o corpo que dá a vida a este nosso sistema de saúde,” referiu hoje, Benvinda Vera Cruz, enquanto porta-voz dos sindicatos dos médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e auxiliares de ação médica de São Tomé e Príncipe.

Na sexta-feira estes sindicatos alertaram que a falta de medicamentos e consumíveis em São Tomé e Príncipe chegou a um nível “gritante” e ameaça a vida dos doentes, tendo sublinhado o descontentamento dos profissionais face ao incumprimento pelo Governo do compromisso assinado em novembro para o abastecimento regular do sistema de saúde.

No mesmo dia o ministro da Saúde, Edgar Neves, reagiu em direto no telejornal da Televisão São-tomense (TVS) admitindo que há desvios de medicamentos nos hospitais, mas alertando que “não é só uma questão de falta de medicamento” que está em causa.

“Temos que colocar o dedo na ferida: Há incompetência e as vezes negligência, e o pior ainda o casamento das duas coisas,” disse o ministro, referindo que é preciso “avaliar o ato médico.”